Safe Program

Safe Program

Projecto anti-bulling

O SAFE PROGRAM define-se como um programa de integração e motivação, em que se pretende que todas as crianças sejam felizes, ativas e racionais mas, sobretudo, sejam elementos dissuasores de violência e que a cooperação entre cada criança seja cada vez mais uma regra e um valor em cada pólo escolar.  

Este programa tem como objetivo a promoção de boas práticas em contexto escolar, utilizando a inteligência emocional face a esta problemática. É de salientar que este projeto terá como foco a sensibilização das crianças (5-16), a fim de usarem os seus direitos e serem educados para a empatia e para a não competição. É urgente uma intervenção precoce a estas faixas etárias e ensinar-lhes a serem livres de dogmas ou restrições.  

A criação de recursos educativos e a promoção de boas práticas serão os nossos meios para combater a desigualdade e a discriminação social. Não se trata de mais um programa de defesa pessoal, onde se transmitem técnicas específicas. Com a nossa experiência ao longo dos anos, observamos que esse conceito está longe da realidade pois, o problema é bem mais complexo e profundo. Ao longo destes anos elaboramos conceitos de treino, treino este que nem sempre é comportamental, mas sim cognitivo e sócio-emocional.  

Tendo reunido com psicólogos, pais e principalmente com as crianças em questão (vítimas e agressores) constatámos que por muitas técnicas de defesa pessoal que sejam passadas, não seriam suficiente iria para obter um resultado palpável, já que o trabalho a efetuar terá de ser bem mais diversificado e aprofundado.